sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NOTÍCIA: FCSH dedica um edifício ao Banco Santander.

Isto realmente há com cada coisa. A FCSH está com falta de infra-estruturas, com falta de materiais, docentes qualificados e apoios aos alunos e, em vez de apostar e dirigir os esforços na qualidade de ensino, decide doar espaço para que se construa um edifício próprio a favor de um banco! Pelos vistos já não bastava sermos obrigados a ter um cartão do Banco Santander para sermos considerados estudantes da faculdade.


Pior, o alvará da construção nem está público! Não se sabe muito bem de onde vêm os fundos para a construção, nem quanto se gasta. De qualquer forma, só o facto de o Director ter aceite tal construção já é uma vergonha e um insulto aos próprios estudantes! Para ser a cereja no bolo só faltava os fundos serem provenientes da FCSH ou da Reitoria da UNL.


Temos uma biblioteca miseravelmente pequena e fria. Temos paredes que caem. Temos ratos na faculdade. Temos uma empresa privada a dirigir o único bar (sem contar com o da cantina), fazendo os preços que bem lhe apetece e que é fechado pela ASAE por falta de condições. Temos frio no Inverno porque não há aquecedores. Temos calor no Verão porque não há aparelhos de ar condicionado. Temos falta de computadores. Temos auditórios arcaicos. Temos salas de aulas sem condições algumas. Temos uma diminuição acentuada nas bolsas (e no valor das mesmas) atribuídas aos estudantes. Temos propinas cada vez mais elevadas. Temos cada vez menos poder nos órgãos de gestão. Mas não há razões de mais preocupação, pois agora já temos uma sede do Banco Santander, construída de raíz, na FCSH!


Isto é tão ridículo que raia o desespero. O ensino já não se encontra à venda. Neste momento, o ensino prostitui-se!

3 comentários:

Tiago disse...

Parece irónico não parece...

Quando entramos na nossa faculdade depara-mo-nos com uma "campa" (símbolo da morte do ensino superior livre em Portugal) e quando nos viramos para a torre "nova" - um eufemismo, porque aquela torre foi nova à muitos anos atrás, agora apodrece... - vemos um edifício a ser construído; e o que é que nós pensamos: "Um bar novo, lá se vai o monopólio dos outros"; mas não...dias depois sabe-se que aquilo é do Santander...

É normal que os alunos inventem piadas...

Private Joke --> Professor: -"Eu acho que no céu não preciso de dinheiro...acho que não existem bancos..."
--> Alunos: -"Eu acho que o Santander já lá tem uma agência..."

Anónimo disse...

Valeu muito bem toda essa ironia para ilustrar o caracter degradante a que chegámos.

Cabe a nos estudantes "elevar o padrao a situaçao" e nao permitir que esta prostituiçao continue.


Os estudantes da nossa FCSH tem de ser informados e tomar uma atitude (começando por nos) activa perante isto.


O movimento estudantil portugues ainda tem vida.

Beatriz Ferreira disse...

Na verdade, a FCSH celebrou um acordo com o banco Santander. Em troca daquele mal-falado espaço, o banco comprou o edifício do recrutamento do exército (ao lado da faculdade) e está neste momento a recupera-lo para se instalar aí os centros de investigação da faculdade.

Esta semana, quando entrei no centro de investigação do meu departamento, estava um balde no meio da sala para aparar as gotas de água do tecto. Estou ansiosa por mudar para as novas instalações e se isto não é apoiar o ensino superior em Portugal, então não sei o que é.

Considerando que a faculdade não tem capacidade de financiar um projecto desta dimensão e pode apenas remendar (e mal) os buracos do tecto, temos de recorrer aos privados e não há mal nenhum nisso.

 
Site Meter