quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOTÍCIA: Alunos protestam contra o Orçamento de Estado para o Ensino Superior

Por volta dos 14 horas, estudantes da Universidade de Lisboa começaram a entrar na Aula Magna no edifício da Reitoria para assistir à Abertura do Ano Académico, numa manifestação solene, silenciosa e enlutada. Eram cerca de 600 que, conjuntamente com o pessoal docente e discente perfaziam um total de pouco mais de 800 pessoas.

Porém, um grupo de manifestantes (cerca de 60), não consideravam aquela a forma de protesto mais adequada tendo em conta a gravidade da situação financeira da UL. Envergando uma faixa negra que continha a expressão “Vende-se”, entraram pela Aula Magna dentro e proferiram palavras de ordem como “Governo não paga, UL vai ser fechada” e “Não à privatização”. Cedo toda a plateia estudantil se juntou ao protesto criando um forte coro de protesto, tendo sido a sessão interrompida.

Seguidamente, Paulo Pinheiro, presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), discursou tendo apelado à movimentação estudantil e que “é esta a hora em que devemos [os estudantes] ser mais pró-activos”. Lá fora, contudo, Bruno Carapinha, antigo dirigente do movimento estudantil nos anos 90 e actual acessor do reitor (que posteriormente se demitiu afirmando que o projecto com o qual se tinha comprometido aquando da sua eleição já não fazia sentido nestes moldes), acompanhado de seguranças, tentou expulsar membros da Plataforma contra o Orçamento de Estado para o Ensino Superior 2009 (que tinham organizado a acção de protesto, em conjunto com outros alunos descontentes).

A acção continuou mesmo após o término da sessão, tendo sido colocadas duas faixas em frente às portas da reitoria e distribuidos jornais da Plataforma que explicavam a situação financeira universitária. A cara de descontentamento dos estudantes era evidente: é esta a hora de agir, de voltar a unir a classe estudantil e de garantir que as universidades portuguesas se mantenham públicas, acessíveis a todos e com qualidade!

Sem comentários:

 
Site Meter