quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOTÍCIA: Avaliação internacional denuncia défice de financiamento público nas universidades.

A Associação Europeia de Universidades considera que há um défice de financiamento público no ensino superior português, adianta esta terça-feira o Diário Económico.

A associação que avaliou 13 universidades e institutos politécnicos portugueses conclui também que o actual quadro legal limita a autonomia e que os estudantes chegam mal preparados ao ensino superior.

Esta avaliação internacional indica que Portugal tem «um sistema de governação muito complexo, que limita a autonomia das instituições», adianta o Diário Económico.

A Associação Europeia de Universidades considera igualmente que as universidades privadas são descriminadas face às públicas no que respeita à facilidade quanto ao processo de criação de novos cursos e que faltam estudos estratégicos aos institutos politécnicos.

Num comentário às queixas dos reitores, que afirmam não ter dinheiro para garantir o bom funcionamento das universidades, o ministro Mariano Gago defendeu no domingo passado que o problema são os «maus gestores» e que alguns poderão mesmo ser substituídos.
-

Sem comentários:

 
Site Meter