quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Resumo do debate sobre 'Crise Económica e as Universidades'


O debate inicou-se por volta das 15 horas e 5 minutos. A sala estava cheia, com um público de 120 pessoas. Estavam ainda presentes a Agência Lusa e a RTP1.
.
A sessão começou com a intervenção de Marlon Francisco, membro do MOCHO e da Plataforma contra o Orçamento de Estado para o Ensino Superior 2009, que explicou brevemente a grave situação financeira das universidades portuguesas. Referenciou a história da evolução das propinas no ensino português, a Nova Lei do Financiamento do Ensino Superior, o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e o Orçamento de Estado destinado às instituições de Ensino Superior para este ano que vem.

Continuou com o Francisco Louçã, economista e deputado do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, que apresentou a crise financeira que atravessamos interactivamente. Explicou ainda os agravos da crise económica que daí sucede e comentou a crise financeira nas universidades. A plateia reagiu muito bem, tendo inclusivé rido-se de algumas “larachas” que o próprio mandou.
.
Prosseguiu com a intervenção de Maximiano Martins, economista e deputado do grupo parlamentar do Partido Socialista da Madeira, que se debateu com as questões enunciadas por Francisco Louçã e Marlon Francisco, concordando com algumas, discordando de muitas. Referiu ainda soluções de combater esta crise económica. Infelizmente, não se debateu muito com o problema do Ensino Superior.
.
Seguiram-se muitas questões colocadas por uma plateia bastante interessada que foram respondidas prontamente pelos membros da mesa. No final, os oradores agradeceram o convite por parte da organização e a presença de todos os espectadores. Eram 17 horas e 15 minutos.

Sem comentários:

 
Site Meter